WHATS APP: (27)99605-5858
DICAS DE MANUTENÇÃO
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
Instrumentos musicais são muito sensíveis à umidade relativa do ar.
A condição ideal é umidade a 50%.
Adquirir um medidor de umidade é útil para a correta manutenção, evitando empenos no braço.
Em dias muito secos, a fibra da madeira retrai, forçando o braço para trás. As cordas devem ser mantidas em afinação padrão, para compensar a tensão sobre o braço.
Nessas condições, um balde com água próximo aos instrumentos minimiza riscos de rachaduras.
Em dias muito úmidos, a fibra da madeira irriga, o encordoamento força o braço para frente. As cordas devem ser mantidas afrouxadas para aliviar a tensão sobre o braço.
LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
O instrumento deve ser limpo com um pano seco ou com lustra móveis, (exceto instrumentos vintage, pois o silicone agride acabamentos de laca nitrocelulose ).
Ainda assim, esses produtos não devem ser utilizados com freqüência.
Ao aplicá-los, algodão é melhor alternativa, pois a flanela pode conter partículas de poeira que arranharão o instrumento.
Jamais utilizar removedores de gordura ou similares.
O hardware e a parte elétrica jamais devem ser limpos com óleos desengrimpantes, do tipo WD. Álcool isopropílico, encontrado em farmácias, é a melhor alternativa para a parte elétrica. Cera automotiva é a melhor alternativa para o hardware.
Uma limpeza geral efetuada regularmente por um luthier previne que oxidações e sujeiras, geralmente não rapidamente identificadas, inutilizem o hardware. A reposição das peças e componetes termina saindo mais dispendiosa.
Instrumentos acústicos devem ter a sua caixa de ressonância limpa periodicamente com um aspirador de pó.
ASSESSÓRIOS
Cases protegem o instrumento contra choques, mas é preciso ter cuidado com o clima. Devem ser expostos ao sol ao menos uma vez por mês, para retirar umidade.
Cordas uma vez removidas, jamais devem ser recolocadas. Os vincos formados pelo hardware do instrumento facilitam quebras.
Cordas devem ser limpas apenas com um pano seco. Produtos especializados limpam, mas retiram a camada de níquel, reduzindo a vida útil.
Cordas devem ser trocadas regularmente. Guitarras 30 dias, Violões 60 dias e Contrabaixos 90 dias (esses prazos podem se reduzidos a depender da utilização do instrumento).
Após esses períodos, as cordas passam a necessitar de muita tensão para afinar. Além disso, começam apresentar oxidações que acabam por danificar os trastes e o hardware do instrumento.
O custo de consertos ou reposições é seguramente mais alto que a troca regular do encordoamento.