DICAS DE MANUTENÇÃO

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Instrumentos musicais são muito sensíveis à umidade relativa do ar.

 

A condição ideal é umidade a 50%.

 

Adquirir um medidor de umidade é útil para a correta manutenção, evitando empenos no braço.

 
    Em dias muito secos, a fibra da madeira retrai, forçando o braço para trás. As cordas devem ser mantidas em afinação padrão, para compensar a tensão sobre o braço.

Nessas condições, um balde com água próximo aos instrumentos minimiza riscos de rachaduras.

    Em dias muito úmidos, a fibra da madeira irriga, o encordoamento força o braço para frente. As cordas devem ser mantidas afrouxadas para aliviar a tensão sobre o braço.

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

    O instrumento deve ser limpo com um pano seco ou com lustra móveis, (exceto instrumentos vintage, pois o silicone agride acabamentos de laca nitrocelulose ).

 

Ainda assim, esses produtos não devem ser utilizados com freqüência.

 

Ao aplicá-los, algodão é melhor alternativa, pois a flanela pode conter partículas de poeira que arranharão o instrumento.

 

Jamais utilizar removedores de gordura ou similares. 


    O hardware e a parte elétrica jamais devem ser limpos com óleos desengrimpantes, do tipo WD. Álcool isopropílico, encontrado em farmácias, é a melhor alternativa para a parte elétrica. Cera automotiva é a melhor alternativa para o hardware.


    Uma limpeza geral efetuada regularmente por um luthier previne que oxidações e sujeiras, geralmente não rapidamente identificadas, inutilizem o hardware. A reposição das peças e componetes termina saindo mais dispendiosa.


    Instrumentos acústicos devem ter a sua caixa de ressonância limpa periodicamente com um aspirador de pó. 

ASSESSÓRIOS

    Cases protegem o instrumento contra choques, mas é preciso ter cuidado com o clima. Devem ser expostos ao sol ao menos uma vez por mês, para retirar umidade.


    Cordas uma vez removidas, jamais devem ser recolocadas. Os vincos formados pelo hardware do instrumento facilitam quebras.


    Cordas devem ser limpas apenas com um pano seco. Produtos especializados limpam, mas retiram a camada de níquel, reduzindo a vida útil.


    Cordas devem ser trocadas regularmente. Guitarras 30 dias, Violões 60 dias e Contrabaixos 90 dias (esses prazos podem se reduzidos a depender da utilização do instrumento).

 

Após esses períodos, as cordas passam a necessitar de muita tensão para afinar. Além disso, começam apresentar oxidações que acabam por danificar os trastes e o hardware do instrumento.

 

O custo de consertos ou reposições é seguramente mais alto que a troca regular do encordoamento.

© 2023 por RBaldez Luthier. Todos os direitos reservados. Proudly powered by Wix.com

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Ícone do YouTube Preto

WHATS APP: (27)99605-5858